Revogação de procuração: quando é possível?

Revogação de procuração: quando é possível?

Por: O cartório - 22/ 3/ 2022

A revogação de procuração pública pode ser requerida a qualquer momento. Isso significa deixar de surtir efeitos, ser anulada, a pedido do outorgante (aquele que passou poderes para outra pessoa por meio da procuração).

Revogar uma procuração é uma possibilidade, uma vez que a procuração é um ato baseado na confiança entre as partes. Ou seja, caso essa confiança chegue ao fim, o documento pode ser imediatamente revogado.

Além disso, é possível solicitar a revogação de uma procuração quando o outorgante não julga mais conveniente ser representado pelo outorgado, seja pela vontade de nomear outro procurador ou pelo desejo de ele mesmo praticar os atos.

Impedimento

É importante destacar que a revogação pode ser impedida apenas se houver um prazo de validade para a procuração, preestabelecido no ato de sua lavratura.

Como solicitar

Para revogar uma procuração, o interessado (outorgante) deve comparecer ao cartório, apresentar RG e CPF originais e solicitar o ato. A procuração pública pode ser revogada em qualquer cartório de notas, independentemente de onde ela tenha sido feita.


Deixe seus comentários

Dúvidas, Sugestões sobre a nóticia utilize o formulário.